top of page

Coleta de dados: Virou rotina sem muito resultado?

  • callianet
  • 3 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Existem muitas empresas com uma ótima gestão e planejamento estratégico. Estas possuem o controle sobre a informação e buscam tecnologias e serviços que possam auxiliar na melhora contínua destas tarefas constantemente. Porém, existe uma outra realidade, que são empresas com dificuldades para analisar seus números, saber se no final do mês teve lucro ou prejuízo e até mesmo saber quanto custa a operação como um todo.


De forma geral, as empresas se envolvem tanto com o operacional do dia a dia, se preocupam tanto em encontrar novos clientes e aumentar suas vendas, que acabam deixando o gerenciamento e planejamento de lado. Não significa que devemos parar de correr atrás de clientes, mas precisamos ter em mente que a gestão da informação, o planejamento estratégico e a operação devem evoluir junto com a empresa constantemente (Pensando a curto e principalmente longo prazo).


Diariamente, empresas por todo o mundo passam horas analisando relatórios e planilhas, buscando informações que auxiliem na operação e gestão nas organizações. Esta tarefa de coletar e transformar dados em informações pode ser o diferencial nas empresas, pois possibilita entender o cenário e tomar decisões baseadas em informações reais, diminuindo os riscos de uma surpresa negativa no futuro.


Muitas empresas consideram coletar dados e transformar em informação (ETL) uma tarefa difícil e trabalhosa. Passam horas extraindo relatórios no sistema, alimentando planilhas, criando cenários para chegar na informação desejada. E sabe o que é chato? No outro mês se quiser ter estas mesmas informações, todo o trabalho tem que ser feito novamente. Todo este tempo e esforço impacta diretamente na produtividade da empresa, sendo que poderia ser dedicado unicamente para análise ao invés de tratar os dados.


É nesse momento que muitas empresas abandonam a gestão e o planejamento estratégico, pois consideram a tarefa muito trabalhosa. Investem muitas horas buscando informações porém não conseguem visualizar um resultado naquilo, e a pergunta vem na cabeça: “Por que motivo estou fazendo isto?”. As análises de gestão e planejamento vão ficando de lado, e focando sempre na operação, operação, operação, operação...


Em suma, ter um processo de ETL (tratativa dos dados) automatizado e uma ferramenta de visualização de dados eficiente, podendo analisar relatórios a qualquer momento se torna um grande aliado no crescimento das empresas. É neste ponto que a INDACT - Gestão de Indicadores auxilia as empresas. Com uso de diversas tecnologias para ETL e Microsoft Power BI para visualização dos dados, tornamos as análises de informações confiáveis e ágeis, sem toda a "trabalheira" de gerar planilhas, excluir linhas, muda informação aqui e ali.


Sempre é tempo de mudança, e quem quer faz! Se você busca aprimorar a gestão de informação para ter um melhor gestão da informação, está no lugar certo.

 
 
 

Comentários


bottom of page